Os Impactos Ambientais Causados Pela Indústria da Moda
A indústria da moda, em constante evolução e influenciada por tendências efêmeras, não apenas define o estilo contemporâneo, mas também deixa uma pegada ambiental preocupante. Infelizmente, por conta de todo uma cultura, estilo de vida e consumo acelerado, a indústria da moda é uma das que mais polui o meio ambiente. Fábricas poluentes, resíduos têxteis descartados de forma incorreta e falta de valorização na mão de obra são algumas das características que marcam esse segmento. Entenda melhor os impactos ambientais negativos causados pela moda, revelando a urgência de compensar nossos padrões de consumo e ações práticas para mudar nossos hábitos.
A produção desenfreada e o desperdício de recursos naturais
Fast fashion: Um vilão ambiental
A ascensão do fast fashion, que siginicação "moda rápida", trouxe consigo uma produção em massa, alimentada por uma demanda incessante por roupas da última moda. Marcas buscam constantemente lançar novas coleções, levando a processos de fabricação que consomem enormes quantidades de água, energia e recursos não renováveis. Esse método de produção adotado por grandes marcas internacionais se prova ultrapassado e se revela desumano.
Descarte prematuro de roupas
O ciclo de vida curto das roupas na moda rápida contribui para o desperdício maciço. Muitas peças são descartadas precocemente, pois não atende adequadamente a demanda, ou por uma produção excedente. O resutado são pilhas crescentes de resíduos têxteis em aterros sanitários a céu aberto. O descarte inadequado destes materiais muitas vezes leva a poluição do solo e da água.
Um dos casos mais recentes que foi reportado por toda a mídia, e que choca a todos é o maior lixão de roupas clandestino no Mundo, localizado no Deserto do Atacama, no Chile. As peças que são fabricadas na China e em Bangladesh abastecem lojas nos Estados Unidos, Europa e Ásia. As roupas que são rejeitadas por estes consumidores são compradas pelo Chile, muitas ainda com etiqueta e sem uso. Essas peças acabam se tornando fonte de comercialização da população local. O que não é comercializado acaba sendo jogado no meio do deserto.
Poluição química na produção de tecidos
Indústria têxtil e substâncias nocivas
A produção de tecidos frequentemente envolve o uso intensivo de produtos químicos tóxicos. Corantes, solventes e produtos químicos utilizados na fabricação de roupas podem contaminar rios e mares, prejudicando a fauna aquática e o solo, comprometendo a qualidade da água potável.
Microfibras plásticas e oceanos poluídos
Alguns dos materiais sintéticos usados intensivamente pelas grandes indústrias, liberam microfibras plásticas durante a lavagem das roupas. Essas microfibras acabam nos rios e oceanos, contribuindo para a poluição destes ecossistema e prejudicando toda a sua biodiversidade.
Condições precárias de trabalho e justiça social
Exploração na cadeia de suprimentos
Além dos impactos ambientais, a moda muitas vezes está associada a condições de trabalho precárias. Trabalhadores em países em desenvolvimento frequentemente enfrentam longas jornadas de trabalho, salários inadequados e ambientes perigosos. Em muitos pólos de produção têxtil espalhadas pelo mundo também fazem o uso do trabalho infantil.
Em 24 de Abril de 2013 houve uma tragédia na fábrica Rana Plaza, na periferia de Daca, em Bangladesh que deixou mais de mil mortos e expôs uma face até então não conhecida na indústria da moda. Centenas de trabalhadores que fabricavam peças para grandes marcas internacionais trabalhavam sem segurança e em situações precárias. A tragédia provocou mudanças no setor, mas que ainda não conseguiu mudar drasticamente para melhor suas condições de trabalho e impacto ambiental.
A importância da transparência
Promover a transparência na cadeia de suprimentos é fundamental para mitigar esses problemas. É válido acompanhar o trabalho de entidades comprometidas em fiscalizar a responsabilidade social e ambiental das grandes indústrias. Marcas que adotam práticas éticas, como adoção de selos e certificações, estão liderando uma mudança positiva, mostrando que é possível conciliar moda com justiça social.
Alternativas sustentáveis e responsabilidade do consumidor
Moda sustentável: Uma necessidade crescente
À medida que a conscientização sobre os impactos negativos da indústria da moda cresce, surgem ao mesmo tempo alternativas sustentáveis. Marcas que adotam práticas ecológicas, como o uso de materiais que diminuem ou eliminam o impacto ambiental em sua produção, são orgânicos ou reciclados, estão ajudando a moldar uma indústria mais responsável.
Naturalmente essas práticas são acompanhadas de novas tecnologias e adoção de novas práticas. As marcas comprometidas com essa nova forma de produção se desafiam a desenvolver novos processos de forma criativa. São negócios disruptivos e inteligentes num mar de indústrias que há anos seguem o mesmo modelo de fabricação que gera impacto ambiental negativo.
O papel do Consumidor Consciente
O consumidor desempenha um papel crucial na transformação da indústria da moda. Escolhas conscientes, como preferir marcas sustentáveis, comprar peças duráveis e praticar o consumo consciente, são passos importantes para mitigar os impactos ambientais. O consumidor é responsável por moldar a demanda de fabricação, e ao cobrar atitudes sustentáveis, adoção de selos e transparência no processo da sua fabricação, provoca uma mudança disruptiva. E obriga mais marcas a mudarem seu métodos de produção que geram impactos negativos.
Rumo a uma moda mais consciente
A indústria da moda enfrenta desafios significativos em relação aos impactos ambientais negativos. A transição para práticas mais sustentáveis e éticas é imperativa para preservar nosso planeta. Como consumidores, nossa escolha influencia diretamente o curso dessa transformação. Ao optarmos por uma moda mais consciente, podemos contribuir para um futuro onde a elegância coexista com a responsabilidade ambiental e social.
Nos comprometemos em adotar práticas sustentáveis na escolha de nossas matérias primas, fornecedores e usufruir de mão de obra nacional que valoriza o capital humano. Buscamos diminuir o desperdício de materiais durante o processo de fabricação e também a destinação adequada dos resíduos têxteis em nossa produção. Por meio do processo da impressão sob demanda, diminuimos nosso impacto ambiental, ao atender de forma assertiva nossos clientes, ao mesmo tempo que economizamos no uso de água e energia.
Entendemos que as embalagens que acompanham nossos produtos fazem parte de uma escolha consciente, desta forma somos zero plástico e adotamos o selo Eu Reciclo. Criamos coleções especiais que destinam mais de 50% do lucro para causas que promovem a conservação da natureza e consciência ambiental. Temos o compromisso em plantar mais de 150 árvores por ano, contribuindo na preservação da biodiversidade e o combate as mudanças climáticas.
Faça parte da mudança! Junte-se a nós na jornada para um planeta mais verde.
-
Camiseta Feminina Poliamida UV A Vida é Melhor Na Montanha
A camiseta poliamida UV é tecnológica: Absorve o suor, desamassa com o calor do corpo, não pega mau cheiro, não precisa passar e seca extremamente rápido. Tem proteção solar fator 50+. Esse modelo é a melhor escolha para trilhas, trekking e viagens.
-
Camiseta Masculina Patagônia
Camiseta feita com 100% de fibra natural de algodão sustentável, que é super macia e confortável. As costuras são reforçadas e o acabamento ombro a ombro garantem uma qualidade premium. Perfeita para todos as ocasiões e fazer parte dos melhores momentos da sua vida.
-
Camiseta Feminina Camper Van
Camiseta feita com 100% de fibra natural de algodão sustentável, que é super macia e confortável. As costuras são reforçadas e o acabamento ombro a ombro garantem uma qualidade premium. Perfeita para todos as ocasiões e fazer parte dos melhores momentos da sua vida.