10 hábitos para combater as mudanças climáticas em nossa rotina
Nos dias atuais, é visível o impacto que estamos vivendo acerca das mudanças climáticas. As mudanças climáticas são um efeito natural do nosso planeta, porém por conta das emissões de gases poluentes, sendo um dos mais conhecidos, as emissões de CO2, estamos aumentando o que é chamado "efeito estufa". Esse efeito têm aumentado a temperatura da terra. Com isso, é gerado impactos ambientais em ecossistemas naturais, provocando uma cadeia de fenômenos negativos para todos os seres vivos. O derretimento das geleiras, o aquecimento dos oceanos, as secas ou fortes tempestades fora de época são alguns sinais desse desequilíbrio.
O 6º Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), propõe uma série de medidas para que tenhamos um futuro viável. É necessário que tenhamos atitudes e ações para combater as mudanças climáticas.
De acordo com o relatório, as emissões globais de gases do efeito estufa atingiram os níveis mais altos da história humana entre 2010 e 2019. Não é uma notícia animadora, mas segundo especialistas, a taxa de crescimento das emissões está diminuindo e as ações realizadas para combater a crise se mostram eficazes.
Outro ponto interessante é que temos todas as ferramentas e o conhecimento para limitar esse crescimento. E como ajudar a combater as mudanças climáticas em nossa rotina?
Continue a leitura e saiba mais!
10 hábitos para combater as mudanças climáticas em nossa rotina
Ter atitudes amigas do planeta pode ser mais fácil do que você pensa. Você não precisa ser o Capitão Planeta, para isso. Mas, se não tomarmos essas atitudes HOJE, não haverá amanhã. Pensando nisso, listamos alguns hábitos que podem ser praticados diariamente e que expressam o seu amor e cuidado pelo planeta em que vivemos. Confira:
1. Recicle o que puder e faça o descarte correto
Ande sempre com uma sacola retornável, e quando encontrar lixo a sua volta, seja ele no seu quarteirão, parques e trilhas, aproveite para retirá-lo. Faça a sua parte e deixe o mundo melhor do que como encontrou.
2. Conheça e aplique o sistema de gestão de resíduos orgânicos
Por exemplo a compostagem, que é uma forma de contribuir na diminuição de envio de lixo orgânico aos aterros sanitários e ainda serve de alimento para as suas plantas e horta caseira.
3. Alimente-se com mais vegetais
A produção de carne é grande responsável pelo alto consumo de água e o desmatamento das florestas para criação de pasto. Para a produção de 1kg de carne bovina, são consumidos 15 mil litros de água. Em contrapartida, uma dieta baseada em vegetais consome 1.664 litros de água.
4. Evite o consumo de plástico descartável
A cadeia de produção do plástico envolve muitos fatores, e uma delas é o uso de petróleo como matéria prima, e como consequência a emissão de CO2 e sua fabricação. Outro fator importante, é que de acordo com dados o Ministério do Meio Ambiente, o plástico pode demorar até 400 anos para se decompor. Quando você usa o plástico de uso único, que não é descartado e reciclado de forma correta, pode afetar a vida de animais marinhos, poluir e contaminar o solo e também contribuir com as mudanças climáticas.
Por isso, recicle e quando for ao mercado, padaria ou parque, não esqueça de levar sua ecobag retornável. Tenha sempre em mãos uma garrafa retornável. Na hora do café na firma, opte por uma caneca retornável. Apresente novas ideias para amigos e colegas, sobre como podemo usar utensílios retornáveis, ao invés de descartáveis plásticos de uso único. O planeta agradece.
5. Quando puder, troque o carro pela bicicleta
Uma atividade física saudável e que não faz emissão de CO2. No caso de destinos longos, opte pela carona ou pelo transporte público.
6. Não desperdice e use a água de forma consciente
Feche a torneira enquanto escova os dentes, reduza o tempo no banho, reaproveite a água da chuva e da máquina de lavar roupas. Use com consciência a água em todos os momentos. Assim você poupa água, esse recurso escasso que pode vir a faltar com o avanço das mudanças climáticas.
7. Plante árvores
De acordo com estudos feitos por organizações responsáveis por analisar o comportamento de consumos e as emissões de gás carbônico, cada pessoa produz em média cerca de 6 a 7 toneladas de gás carbônico anualmente. Esse cálculo envolve o comportamento relacionado a alimentação, transporte, vestuário e outras atividades. Desta forma, cada pessoa deveria plantar em média, cinco a seis árvores por ano para compensar as suas emissões individuais de dióxido de carbono. Mas não se apegue a essa quantidade, pois quanto mais árvores plantadas, é melhor para o nosso planeta!
Outro fator importante relacionado ao plantio de árvores, é que a cada ano que passa o desmatamento aumenta. Por isso, sempre que possível, plante uma árvore. Essa ação pode ser individual, na sua casa ou no seu bairro, ou por meio de trabalhos coletivos. Você também pode contribuir com associações que realizam o reflorestamento e a compensação das emissões de CO2.
8. Compre alimentos de produtores locais
Além de investir na alimentação de vegetais, opte por produtos locais e frescos. Isso representa menos emissões de gases durante o transporte e ainda valoriza os pequenos produtores e a economia circular.
9. Economize energia
Opte por eletrodomésticos mais eficientes e no uso de refrigeração e aquecimento de baixo carbono. Fique atento nas informações técnicas e etiquetas de consumo energético de cada aparelho. E claro, caso seja possível, opte por fontes de energia renovável, como a solar e a eólica.
10. Vista-se com inteligência
No que diz respeito à moda, deixe de lado marcas que incentivam a moda rápida e o consumo excessivo. Invista em marcas responsáveis e em loja de roupas sustentáveis que estão preocupadas com o consumo consciente, assim como a Nos Alpes. Adquira peças de qualidade e que serão utilizadas por muito tempo.
Dica Bônus: acompanhe e fiscalize políticas públicas que envolvam a diminuição de emissão de CO2 e reflorestamento. Os orgãos governamentais podem facilitar e acelerar o processo de preservação da natureza, por meio de leis e regulamentações que combatam o desmatamento das florestas.
A Nos Alpes é uma loja de roupas sustentáveis engajada com o meio ambiente. Utilizamos algodão sustentável, investimentos em embalagem zero plástico, estamparia digital que economiza água e energia e financiamos causas voluntárias que envolvem atividades ao ar livre. E mensalmente, realizamos a compensação de 1,6 toneladas de emissão de CO2 de nossa cadeia de produção, por meio do reflorestamento realizado pela Associação Ambientalista Copaíba. Saiba mais clicando aqui.
Quando você adquire uma camiseta da Nos Alpes, você tem a garantia de fazer uma escolha amiga do planeta!
Conheça todas as nossas camisetas sustentáveis e aproveite para conferir outros artigos em nosso blog.
-
Camiseta Dry Fit UV Manga Longa Nos Alpes - Masculina
A camiseta dry fit UV Nos Alpes Masculina é produzida com tecido em poliamida que é um tecido super resistente, leve e fresco. Permite uma alta transpiração. É ideal para atividades outdoor como caminhadas, corridas, trilhas e travessias. Possui UVFPS50+
-
Camiseta Masculina Estonada Hiking Trekking Climbing Camping
Camiseta Masculina Estonada Hiking Trekking Climbing Camping feita com algodão sustentável e impressão digital. Macia, confortável. Disponível em uma variedade de tamanhos e cores. Perfeita para ocasiões casuais ou caminhadas na natureza. Compre na loja nos alpes com descontos excl
-
Camiseta Dry Fit UV Masculina Mountains
Camiseta Dry Fit UV Masculina Mountains é produzida com tecido em poliamida que é um tecido super resistente, leve e fresco. Permite uma alta transpiração. É ideal para atividades outdoor como caminhadas, corridas, trilhas e travessias.
-
Camiseta Feminina Pantanal
Camiseta Feminina Pantanal feita com algodão sustentável e impressão digital. Macia, confortável. Disponível em uma variedade de tamanhos e cores. Perfeita para ocasiões casuais ou caminhadas na natureza. Compre na loja nos alpes com descontos excl